sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Crás! n° 1 e nº 2 - Editora Abril (Homenagem ao grande desenhista Renato Canini)


Renato Vinícius Canini faleceu nessa Quarta-Feira de um  mal súbito aos 77 anos.O quadrinista, ilustrador e cartunista se tornou célebre por nacionalizar Zé Carioca, o papagaio da Disney, em publicações da Editora Abril.Nascido em Paraí, em 1936, Canini cresceu em Barril (hoje Frederico Westphalen). Aos 10 anos, foi morar em Garibaldi, onde divertia-se rabiscando nas calçadas da cidade, e lá descobriu o cinema e gibis como O Guri, Lobinho, Vida Infantil... Sua trajetória profissional começou em 1957, na revista Cacique, editada em Porto Alegre. Como ilustrador, colaborou com charges para Correio do Povo, Pasquim, Mad e outras publicações. Trabalhou na revista Recreio, da Editora Abril.Nos anos 1970, assumiu a revista de Zé Carioca, na fase considerada seminal para a transformação do papagaio em um personagem genuinamente brasileiro. Canini fazia questão de situar cenas em favelas brasileiras, o que desagradava os editores americanos.

– É uma ironia, porque fui dispensado pelos americanos depois de desenhar o Zé Carioca durante seis anos, de 1971 a 1977. Eles eram contra eu botar muita favela. Não entendem o Terceiro Mundo. Também não gostavam dos coadjuvantes que eu inventava, uns negrinhos – recordou Canini, em entrevista a ZH em 2005.

Criou também Kactus Kid, sátira aos caubóis do faroeste.Nota: Justin do saudoso blog Quadrinhos Antigos nos enviou as duas primeiras edições da Revista Crás!,publicada na década de 70 pela Abril e postado originalmente no QA, e que trazem as aventuras de Kactus Kid.Uma modesta homenagem a esse grande desenhista que nos trouxe tantas alegrias,seja desenhando para a disney ou com seu personagem próprio.Seu nome já  está eternamente gravado no rol dos grandes desenhistas.Descanse em paz Canini!!! (1936-2013)

Scans e restauração by Justin(Quadrinhos Antigos)
Fonte de pesquisa:Wikipédia e Blog Quadradinhos Patópolis

http://www.mediafire.com/download/y6nntif0jojaxh7/CRAS-01-QA.cbr

http://www.mediafire.com/download/5cpmmc4r47q4v4m/CRAS-02-QA.cbr

5 comentários:

Patomite disse...

Uma homenagem digna!
Pode-se dizer que morreu o Papai do Zé Carioca. Seria interessante a Editora Abril lançar um Zé Carioca edição de Ouro, para prestigiar o desenhista Renato Vinícius Canini

Jorge disse...

Uma singela porém digna homenagem ao grande Renato Canini, desenhista definitivo do Zé Carioca e criador do Kaktus Kid.

BY LUIZ DIAS disse...

Parabéns Chesco! O Mestre Renato Vinicius Canini merece esta sua homenagem!Muito obrigado!

Um grande abraço!
Luiz Dias

Wagner Ferreira disse...

Muito obrigado por tanto divertimento na minha infância!!! Descanse em paz, grande mestre!!!

NUNJO disse...

Merecida homenagem ao mestre Canini.