domingo, 17 de janeiro de 2016

Batuta (Bozo) n° 1 - Editora Orbis

Edição raríssima e muito antiga do Bozo, o Rei dos Palhaços,publicada pela Editora Orbis em janeiro de 1954.Criado nos EUA em 1946 por Alan Livingston, fez muito sucesso em vários países do mundo.Essa coleção teve 12 edições publicadas entre 1954 e 1955.Boa leitura!!!

Scans e restauração by Márcio Rodrigues (show amigo)


4 comentários:

Almir disse...

Alô Alô criançada
É hora de gargalhar
São cinco e sessenta
O Bozo está no ar!!!!


Quem tem mais de 40 certamente lembrará dessa marchinha,
que indicava o início do programa do Bozo na antiga TVS/SBT

Obrigado pela raridade!

Anônimo disse...

legal; edson tayrone recife\PE.

Anônimo disse...

arquivo off. por favor coloquem em outro servidor

Dyel disse...

Esta sim,é uma raridade!!
No entanto,há uma curiosidade sobre este personagem:
Bozo surgiu inicialmente em uma série de discos idealizados pelo produtor musical Alan Livingston para a Capitol Records,nos anos 1940.Quem fazia a voz do palhaço nestes discos,era o ator,dublador,cartunista e circense Pinto Colvig,que também foi a voz oficial do Pateta,durante muitos anos,inclusive criando sua famosa risadinha.Ele também foi o primeiro a interpretá-lo na TV estadunidense,logo após o produtor cinematográfico Larry Harmon adquirir os direitos do personagem.Harmon se tornaria o segundo a interpretá-lo e também o seu melhor intérprete.
Tempos depois,houve uma batalha judicial envolvendo Larry e Alan,sobre quem seria o legítimo detentor dos direitos do personagem. a Suprema Corte dos EUA,deu ganho de causa a Larry Harmon,alegando que embora Alan Livingston tenha criado o personagem,foi Harmon que lhe conferiu o visual definitivo,bem como a sua personalidade. O personagem Krusty,o Palhaço,dos Simpsons é uma sátira/homenagem ao Bozo.
O infame palhaço Ronald McDonald,da rede de lanchonetes McDonald's foi inspirado no Bozo.o McDonald's era um dos patrocinadores do programa nos EUA.
Se tivermos sorte,algum dia alguma editora brasileira pode se interesar pela curiosa biografia de Larry Harmon,escrita em parceria com o jornalista Thomas Scott McKenzie intitulada THE MAN BEHIND THE NOSE:ASSASINS,ASTRONAUTS,CANNIBALS AND OTHER STUPENDOUS STORIES(o homem por trás do nariz:assassinos,astronautas,canibais e outras histórias estupendas). existe também uma outra bigrafia,esta mais sensacionalista,escrita por Sandra Harmon,ex-mulher de Larry,chamada SLEEPING WITH BOZO AND OTHER CLOWNS(dormindo com Bozo e outros palhaços),aonde ela conta os "podres" de seu casamento.