Saindenberg foi o pai adotivo do Peninha no Brasil.Com sua genialidade colocou o personagem num patamar de destaque entre os personagens brasileiro semelhante ao Cebolinha para dar uma ideia.Saindenberg ao adotar o Peninha, colocá-lo como um desenhista e roteirista da seção de quadrinhos do Jornal a Patada, criou um tipo de metalinguagem cheia de humor e criatividade. Com o Pena Kid, abrasileirou o faroeste americano, e ele nunca mais seria tão engraçado. Pena Kid, uma espécie de Tex cavalgando pelo Oeste no seu cavalinho de pau, se tornou uma lenda. Sem que muitos não tenham percebido, conseguiu tirar do Tio Patinhas, a imagem do rico ganancioso, ladrão de preciosidades de outros povos e impregnado pelo imperialismo americano, para um engraçado senhor ranzinza, dono e editor chefe do jornal, muquirana e que no fundo tinha um tipo de carinho especial pelo Donald e Peninha, apesar dos dois estarem sempre desmotivados com o salário pago, Patinhas os demitia e como o coração apertava, os contratava de novo. Um típico relacionamento entre parentes.
Segundo nossas pesquisas ( se estivermos equivocados solicitamos a ajuda dos leitores do Blogger), Saindenberg fez de 1974 a 1984, 30 roteiros para o Pena Kid. No Blogger CHUTINOSACO (http://chutinosaco.blogspot.com/2015/05/), Vargas do Gremio produziu "Walt Disney Apresenta" 10, onde temos as 22 primeiras histórias do Pena Kid produzidas por Saidenberg e desenhadas por Herrero.Em nossa homenagem ao mestre Disney Saidenberg, este Blogger oferece aos seus leitores uma coletânea inédita com as 8 histórias finais do Pena Kid escritas por ele. Colocamos as capas das revistas onde as histórias foram publicadas pela primeira. Uma forma de deixar registrado um tempo em que gênios Disney conseguiam nos encantar quando estávamos com uma simples revistinha nas mãos.
Relação das 8 histórias:
1. O Ladrão Misterioso. Roteiro: Ivan Saidenberg. Desenhos: Carlos Edgard Herrero (Edição Extra 78 – Peninha, 1977)
2. As Ovelhas do Senhor Pastor. Roteiro: Ivan Saidenberg. Desenhos: Carlos Edgard Herrero (Edição Extra 87 – Peninha, 1978)
3. É Proibido Proibir. Roteiro: Ivan Saidenberg. Desenhos: Carlos Edgard Herrero (Edição Extra 94 – Peninha, 1979)
4. A Conquista do Oeste. Roteiro: Ivan Saidenberg. Desenhos: Moacir Rodrigues Soares (Peninha (1ª Série) 16, 1983)
NOTA: Esta história mostra Pena Kid como um personagem independente da seção de quadrinhos do Jornal a Patada. Esta também é a última história do Alazão de Pau como parceiro do Pena Kid.
5. O Fabuloso Dr. Von Xato. Roteiro: Ivan Saidenberg. Desenhos: Irineu Soares Rodrigues (Peninha (1ª Série) 37, 1984)
NOTA: Neste número, Pena Kid tem um cavalo “normal”, chamado Alazão. Aparentemente é uma nova versão do Alazão de Pau.
6. Biquinho Kid. Roteiro: Ivan Saidenberg. Desenhos: Irineu Soares Rodrigues (Peninha (1ª Série) 41, 1984)
7. O Expresso do Fim-Do-Mundo. Roteiro: Ivan Saidenberg. Desenhos: Luiz Podavin (Peninha (1ª Série) 49, 1984)
NOTA: Nesta história somos apresentados a um outro cavalo do Pena Kid, chamado Torniquete.
8. O Último dos Moipenas. Roteiro: Ivan Saidenberg. Desenhos: Verci de Mello (Peninha (1ª Série) 53, 1984)
Rubens Vilhena
https://www.mediafire.com/download/li2fzwa8ai653gm
10 comentários:
Obrigado pelo gibi.
Edson Cigano
Recife PE.
Muito bom.
Caras do céu cê não vai acreditar mas,ontem mesmo pensei "Por que alguém não faz um super gibi do peninha de 500 páginas ou mais só com o pena kid e o pena das selvas"?E olha aí,digo aqui está,muito obrigado e se puder faça outros desse que vai ser explosivo.Não precisa ser exatamente 500 páginas,pode ser 499.Muito obrigado mesmo.
Bom saber que ainda tem pessoas que gostam de gibis antigos.
Olá amigo Chesco,
Veja só que interessante, coloquei hoje no blog Fantasma Brasil, uma edição homenageando o Ivan Saidenberg e o desenhista Ignácio Justo.
Muito merecida a homenagem, o Ivan foi uma grande roteirista.
Abraço
Obrigado pela postagem!
Se Deus quiser, o próximo do Peninha será com os mais diversos personagens. Estou organizando esse material.
Maravilha, o pena é meu personagem maluco favorito. Belíssima homenagem ao mestre Ivan.
Interessante! Cadê o Pena das Selvas ? :)
Loucos! Como puderam esquecer de seu suserano, o senhor das profundezas... o Pena Submarino ?!
Postar um comentário