Esta série de Tex foi considerada o melhor lançamento no Brasil do herói, depois de seu título próprio, pois esta coleção republica em ordem cronológica, desde o inicío, as histórias de Tex, sem pular nenhum número e nem cortes de páginas, fato que aconteceu muito na série regular de Tex, onde não tinha uma ordem cronológica e em várias edições tiveram cortes do original italiano.
A série teve sua primeira edição publicada pela ainda chamada RGE, em 1986, com o título A Mão Vermelha, onde republica as primeiras histórias de Tex ainda pelas tiras de jornais. Esta fase saiu no Brasil pelo título Júnior, também da RGE, na década de 50, e agora nesta coleção o leitor pôde mais uma vez acompanhar as aventuras, a partir da edição 02 até 143 foi publicada pela editora Globo, seguida sem reiniciar a numeração, pela editora Mythos.
A única quebra na cronologia que tivemos de Tex Coleção foi na edição 131, onde a editora deveria publicar a história correspondente à edição 100 italiana, mas foi publicada uma da Tex Almanacco del West, publicada em 1994, esta que não pertence à série regular publicada pela Tex Coleção. Na última pagina da revista a editora lançou uma nota informando que teve que quebrar a sequência da cronologia porque teve problemas em receber o material.Boa leitura!!!
By Guia Ebal