quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

PARA REFLETIR!!!!!

Fico profundamente irritado e desanimado quando leio comentários criticando o scan por estar mais escuro,mais claro,etc.etc.Pessoal,se não for para fazer uma crítica construtiva,que ainda considero aceitável ou dar pelo menos um muito obrigado ao escaneador e ao restaurador do scan,que teve horas de trabalho e dedicação,que ás vezes até mesmo teve que destruir um gibi para poder escaneá-lo,é favor nem perder tempo em fazer comentários maldosos aqui.A maioria que faz downloads sequer agradeceu alguma vez,sendo os famosos parasitas dos blogs...apenas sugam e nunca contribuem.Agradeço aqui publicamente aos amigos Néia e João pelo scan, ao Hélio pela restauração e tantos outros que nos ajudam através de suas colaborações e dizer que se não fossem pessoas como vcs,de coração enorme,esse e outros blogs nem existiriam.Meus grande abraço e meu reconhecimento!!!
Att. Chesco36

44 comentários:

negrisoli disse...

Ola chesco, sou eu o Negrisoli, estive com problemas de saúde e estou voltando aos poucos e logo, logo trarei novidades aqui no blog, mas sinceramente concordo com vc sobre comentários que não acrescentam nada, a alternariva seria publicar o comentario somente após moderação e aprovação do dono do site, pois daí sim faria um filtro, mas ao ler o comentário do cara na verdade acho que ele não sabia nem o que ele estava falando, eu mesmo fui criticado aqui por ter disponibilizado os scans do chaves em baixa qualidade, mas mal sabiam o trabalho q deu montar pagina a pagina, poi eram todos recortes. Bom enfim ainda tem muita gente boa pela qual são esses q fazemos os nossos trabalhos.

Anônimo disse...

Cara, esses imbecis que reclamam tinham que ser totalmente ignorados, pois não passam disso, imbecis ingratos. Eu prefiro milhões de vezes um scan do jeito que ele estiver, mas que eu possa ler, do que não ter essa opção. Eu sou extremamente grato aos scans. Compro algumas revistas, mas não tenho condições de comprar tudo, então graças a essa dádiva que vcs nos proporcionam tenho muito mais momentos de lazer que poderia devido a difícil condição que nosso país se encontra.

Não se importem que essa molecadinha leite com pera e saibam que tem muitos, anônimos ou não, que são extremamente gratos ao trabalho que fazem.

Meus parabéns e muito agradecido mesmo.

nightrider disse...

Liga pra isso não...Você e todos que colaboram,são SENSACIONAIS!Minhas mais sinceras reverências!

Carlos disse...

Muitos títulos aqui surpreendem. Mas é aquela história... só as árvores que dão frutos é que levam pedras! Parabéns pelo blog e muito obrigado.

Anônimo disse...

Acho que realmente o leitor que reclamou da qualidade dos scans, nao quis magoar ou diminuir a dupla neia e joao. ele apenas disse o que achava dos scans. acho que estao fazendo uma tempestade em copo d´agua.afinal nao é verdade que a dupla neia e joao nao fazem a restauraçao dos gibis? sim ou nao?

paulo brennand salvador\BA.

João Carlos disse...

Olá pessoal.

Não pude deixar de ver os comentários. Quero dizer o seguinte: No começo fazia e tratava os scans. Mandava sempre aqui no GIBIS CLÁSSICOS ou no GUIA EBAL. Percebi que o tempo que levava para tratar uma única revista era o mesmo que levava para digitalizar 4 outras. Então, decidimos criar os blogs para postar sempre os scans 'in natura' por assim dizer. Percebemos que muitos gostam assim e nem querem restauração. De qualquer formar, qualquer um pode pegar o scan e tratar como quiser e repostar em outros blogs. Gosto demais de ver nosso trabalho em outros blogs rs rs. Isso possibilita um número maior de edições inéditas na web. Por isso chama scanqueninguemfez. Entendeu? rs rs rs. Vamos continuar assim. Aproveito para agradecer muitíssimo o Chesco pelo incentivo. Sem ele eu não sei se teria motivação. Também agradeço ao Edson do GUIA EBAL, onde tudo começou. Agradeço também a todos os restauradores como o Almir, Cele, Hélio, Miguel e outros de que não me lembro agora.

Grande abraços a todos e vamos fazer um 2017 com muitos scans.

(Néia e João)

Nãonada disse...

Olá, e feliz ano novo!
Acho espetacular qualquer scan. Geralmente, quem baixa o scan já teve a revista
e quer matar saudade.
Eu já contribuí com alguns scans (que enviei aos blogueiros com cognome).
Talvez tenham ficado com cor um pouco alterada, talvez não.
Mas, contribuí, um pouco, para matar saudade
de quem já tivera tais revistas e pôsteres em mãos.
Quem reclama da resolução ou da cor de scan é porque nunca guardou uma
revista quase esfarelada de tão velha.
Um scan é como uma foto de alguém do passado.

Sandero disse...

Acho que só fiz um comentário e pedindo um gibi especifico numa enquete que teve nesse blog. Financeiramente nunca contribui e nem tenho muitos recursos pra isso; me desculpe batalhadores desse blog por não poder fazer doações, dinheiro está sendo um problema para todos, mas sempre reconheci e reconheço os benefícios nostálgicos que vocês nos trazem. Tudo que posso fazer por vocês é dar-lhes simplesmente um muito obrigado por nos trazer de volta as coisas boas do passado, da nossa infância. Muito obrigado.

Administrador disse...

se eu pudesse restaurava os scans que scaneio sim é gratificante ter a revista como que novinha com o branquido do papel e tal...mas o tempo é complicado quem sabe teremos em breve uma equipe com varios colaboradores...estudio e ainda digo mais EDITORAS FAZENDO ESSE PAPEL, disponibilizando apos a edição de banca (Janela de edição e emcalhe de revista)uma opcao para dowlload da mesma...ate enviei essa ideia para a editora PIXEL quando relançou o Recruta Zero...foi ridicularizado pela editora...É um Prazer de de scanear e restaurar,revitalizar um gibi amarelado e esquecido,elogiavel aos que remasterizao essas obras de arte..tenho desenas, centenas de gibis rarissimos aqui da ebal rge abril mas sem tempo de scanear...da qual ja enviei desenas de gibis, abraços a todos

--pATOMITE---

Administrador disse...

Ja destrui desenas de gibis para scanear...almanaques...porem e muito legal poder ler tal gibi depois num tablet..

Anônimo disse...

Chesco, adoro o seu trabalho, sou fã do blog e ele tem me proporcionado momentos de alegria como por muito não sentia. Reviver a infância, lembrar dos bons momentos em que os gibis tinham uma magia que hoje não encontramos mais. Agradeço a você e reconheço o seu sacrifício e dedicação.

Carlos disse...

Eu sou um parasita cinquentão nostalgico que reconheçe em vcs um excelente trabalho de preservação da memoria dessa 9ª arte da civilização humana.
Agradeço a vcs por compartilharem esse trabalho árduo, cujo unico interesse parece ser o de replicar essa memoria tanto quanto for possivel, minimizando o risco de se perder na mão de poucos.
Dito isso, posso fazer uma critica construtiva para os que fazem traduções de comics originais, como no blog do Aquiles Grego e HQ Vintage ??
Passem o texto traduzido por um corretor ortografico e gramatical... Até as girias merecem algum respeito.
Fui xingado num desses blogs por isso, mas relevo pois é uma atitude comum hoje em dia, principalmente partindo de jovens, adolescentes ou não. O tempo vai dizer a eles que existe cura para essa euforia agressiva. E não é Litio. Aliás não existe cura para a velhice porque a velhice já é a cura para esses efeitos da juventude.
Abs,

daniel disse...

o que seria da humanidade sem aqueles destemidos irrecuperáveis que amam o que fazem??? não teríamos a lampada elétrica, já que thomas edson não conseguiu acertar o filamento na primeira, escutou um milhao de criticas, não teríamos o avião porque os irmãos wright conseguiram depois de centenas de tentativas, e ainda por cima tem que aguentar os brasileiros dizerem que foi o santos dumont que inventou o avião!!!! o que seria da humanidade sem esses gladiadores que arracam as folhas, uma por uma da sua HQ para colocar no scanner e passar horas e horas no photoshop sem ver o tempo passar??? o que seria da humanidade sem esses cruzados que lutam pela preservação e divertimento dos infiéis pagãos que não dão nem um "valeu brou", "baixando"??

Flávio disse...

Entendo perfeitamente o que vc disse e me solidarizo com seu desabafo. Sou uploader e já tentei me aventurar em fazer scan destruindo algumas hqs minhas, na tentativa de agradar gastando tempo, dedicação, amor naquele trabalho e aí vc vê que ninguém comenta agradecendo, ninguém. No caso dos upload de scans, que tmb é um trabalho que custa: tempo, internet, paciência com servidores e hospedeiros ruins, e novamente ninguém comenta, no caso só comentam qnd o link está off ou pq o arquivo não está no formato da preferência, isso acontecia muito comigo, então acabei meio que desanimando, to voltando, más é difícil, as vezes é um trabalho muito solitário e ingrato.

Anônimo disse...

Acho válido qualquer crítica. Se reclamam do tratamento das scans, porquê não postar as duas versões. O público terá a oportunidade de escolher e vai agradar a todos.

Flávio disse...

Onde está o sentido em se criticar trabalho voluntário? Alguém paga alguma coisa para baixar?

Flávio disse...

E mais, o problema é que é que o cara só gasta tempo pra digitar críticas, nunca ou quase nunca pra pelo menos agradecer, é uma mão dupla, ninguém é obrigado a compartilhar e ninguém é obrigado a baixar, e se baixou e não gostou, apaga o arquivo e baixa em qualidade melhor de outro lugar, simples assim, esse comentário é uma resposta exclusiva pro "anônimo"

Anônimo disse...

Um bom exemplo de como estragar um boa scan. São as do Merlin. Eram perfeitas, mas depois da restauração ficaram parecendo ediçõe com a qualidade "Bloch".

Walter Rabello disse...

Olá Chesco.
Você está coberto de razão, os imbecis criticam, não contribui com nada e muitas vezes baixam os scans e vendem. Há muito deixei de postar meus scans.
Tenho passado horas traduzindo meus gibis restaurando-os, tendo muito trabalho
em fazer tudo com carinho. Como a maioria das vezes não vejo nenhum comentário ou um agradecimento para compensar o esforço, parei de postar e não vou postar mais nada. Sem contar que tenho visto meus trabalhos sendo vendidos no Mercado Livre. Também tem outros blogs que baixam daqui e postam e não me dão os créditos, por isso resolvi não postar mais nada, não sou obrigado a dar meu esforço de mão beijada para pessoas ingratas.
Um abração
Walter Rabello

Milton disse...

Walter, mostre pra gente quem são essas pessoas no ML e quais os blogs que fazem isso.

Anônimo disse...

Hélio, desculpe-me a sinceridade, mas não vejo razão pra você perder tempo restaurando algo que não tem necessidade.

negrisoli disse...

Ao PATOMITE, gostaria de perguntar se vc tem a coleção do GORDO E CIA E DA PATRICIA? Eram gibis de minha infancia, recentemente encontrei alguns scans na net mas todos com links off, se puder postar eu restauro eles sem problemas.

Anônimo disse...

Crédito? Amigo da Onça? Apenas porque exponho a minha opinião. Se tem medo da verdade, melhor refletir bastante pois não sou apenas eu que critico "restaurações" como as suas.

Anônimo disse...

Flávio, se não aceita críticas e prefere continuar produzindo scans medíocres o problema é totalmente seu. Pelo menos, vou saber o que não baixar.

Flávio disse...

Anônimo, na vdd nem crítica relacionada aos scans que eu fiz eu recebí, não me referia a isso, me referia ao comentar ,ninguém comenta e qnd comenta é pra criticar, entendeu??? e o espírito é esse mesmo "anônimo", embora nada seja vendido nos sites de restauração e scans, o que daria direito de reclamar, nçao gostou baixe em outro blog que tenha uma versão melhor e seja feliz, isso tudo é pra diversão, não pra ingratos. Feliz 2017!!

Anônimo disse...

Flávio, alguns não sabem receber críticas construtivas. Eu quero ver a comunidade de scans crescer, mas com qualidade crescente e não retrocesso. Claro que sei o trabalho que dá produzir uma legenda ou scan. Estou nesse meio há quase 10 anos e já participei de grupo de scan americano e posso te dizer, com certeza, a que nível estamos no Brasil. Lembro que no início tinha gente que brigava por traduzir uma scan antes do outro por aqui. Ainda estamos na era onde os caras precisam por seu nome na capa de um gibi. Veja se os americanos, alemães, franceses, italianos... se ainda precisam disso pra produzir scans ou roubar créditos dos outros nos blogs e foruns da vida. Com a chegada dos quadrinhos online vai ser moleza ripar os sites, como já acontece lá fora. Não é meu intuito ofender ninguém, mas como dizia meu avô: se for fazer algo, faça bem feito. Boas Festas à todos!

Renato disse...

Concordo totalmente, mas não desanime, meu amigo, pois não fazemos estas coisas por reconhecimento, e sim pelo prazer de compartilhar. Ignore as críticas imbecis e esteja certo: seu trabalho é maravilhoso e deve continuar. Grande abraço e conte sempre com este amigo!

Anônimo disse...

sim eh colocado o nome para saber que eh um scan que foi comprado e restaurado - assim os aproveitadores que gosta de vender no merc. livre. quem comprar vai saber logo que é scan baixado em blogs ( DE GRAÇA ) e sujeito a reclamacao que a restauração nao ficou boa mais tambem nao da uma dica de como corregi o erro. so SABE reclamar.....eh mais facil, do que ajudar.........

UM FELIZ ANO NOVO A TODOS............

alex disse...

cara assino em baixo de tudo o que você escreveu!!!!!
abraços

Adailson disse...

Tudo que você escreveu também assino embaixo. Frequento vários fóruns e blogs em que baixo filmes, música, revistas, hqs, e procuro contribuir com alguma coisa também. Tenho noção do trabalho que é para uploaders, scaneadores, moderadores, enfim. Muitas pessoas envolvidas para nos fazer ter horas de divertimento, que se não fossem esses guerreiros, não teríamos acesso a tanta coisa boa. Se nunca agradeci antes, fica aqui o meu muito obrigado pelo trabalho perfeito que é desempenhado aqui e que 2017 seja um ano com muito mais scans e na mesma proporção, muita saúde.

Leitor de Gibi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leitor de Gibi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leitor de Gibi disse...

Precisamos falar sobre Kevin... ou sobre qualidade de restauração.

Sei que todo restaurador tem seu estilo; mas o estilo não pode acabar com as revistas.

Comparemos os dois exemplos abaixo, todos aqui do Gibis Clássicos, e ambos scans de uma mesma pessoa (Merlin), mas com qualidades de restauração completamente diferentes. O primeiro é bom, o segundo parece uma pintura expressionista de tão berrantes que estão as cores:

Super-Homem 04

Super-Homem 20

Já os exemplos abaixo são scans da Néia e João (então podemos comparar as restaurações com o scan original, postado lá no blog deles). O primeiro é muito bom, o segundo apresenta cores completamente distorcidas.

Super-Homem 32

Super-Homem 103

Ora, se a qualidade do scan original é igual em todos os casos, por que tamanha diferença?

Nos dois comparativos, os scans com restauração que deixam a desejar são do Hélio, então, com todo o respeito e consideração que o esforço dele merece (e o parabenizo novamente por sua dedicação), não seria o caso de verificar o que pode ser melhorado?

Primeiro, reduzir o uso de desfoque de superfície, pois deixa as imagens desfocadas;

Segundo, escolha melhor os pontos de preto e branco, pois sua prioridade em deixar balão/margem branca acaba distorcendo por demais as cores. Em muitos casos o azul escuro fica um azul-calcinha ou quase vira branco; e o verde quase vira amarelo.

Uma dica ao Hélio: compare, lado a lado, uma página do scan original, sem restauração, e uma página do restauro, e você será capaz de identificar estas diferenças de cores que o seu restauro apresenta, apontando assim o que precisa ser melhorado.

Melhor que que quantidade, é qualidade, e como alguém disse acima, se for para fazer algo, é bom fazer bem feito. Sei que você tem a boa intenção, mas faltam alguns meios e técnicas para isso.

Quem sabe uma troca de informações entre os restauradores que postam no blog. Tenho certeza de que os colaboradores do blog poderiam trocar dicas, e todos ganharão.

Hélio, não leve para o lado pessoal, são apenas sugestões de melhoria em seu trabalho de restauração.

E antes que pergunte, sim, eu tenho 66 anos e estou aprendendo a restaurar, seguindo as orientações lá do blog do Nick. Assim que a minha qualidade estiver boa, eu pretendo contribuir, mas por enquanto, ainda preciso aprender a fazer direito.

Veja o exemplo do arquivo abaixo, com a página 3 do Popeye. A primeira página contém a sua restauração, a segunda o scan original e a terceira o meu restauro. Observe como as cores de seu restauro ficam por demais alteradas quando comparadas ao original. A minha também tem distorções, razão pela qual ainda não envio para postagem.
comparativo página 3 Popeye

Acredito que é neste ponto que precisas dedicar mais atenção.
Muito obrigado por sua dedicação; com o tempo acredito que irás melhorar, pois tenho certeza de que este é seu objetivo.

Obrigado também ao Chesco e todos os colaboradores do blog.

Um 2017 melhor para todos.

Paulo (Leitor Degibi)

Anônimo disse...

Olá

Sempre baixo seus scans e são muito bons. Se a pessoa critica e quer um material de qualidade, então, que essas pessoas o façam do jeito que elas querem. O trabalho de vcs é excelente. Continuem assim.

Anônimo disse...

Tutorial pra escanear com ótimas dicas para restaurar scans.
How to scan comics like a Manatee v1.0.pdf
http://www.mediafire.com/?k9ejzsube4jjvay

Anônimo disse...

http://avxhome.se/comics

Site com scans de outros países. Deem uma olhada no trabalho que eles andam fazendo e comparem com o que é feito no Brasil.

D.Fabian disse...

Olá, colegas. Primeiramente, tenham uma ótima festa esta noite. E que possamos voltar em 2017 com mais material de qualidade e dar prosseguimento ao nosso amado hobby. Porém,gostaria de opinar sobre três pontos levantados nessa discussão.
1º. Mérito dos Escaneadores/Restauradores: eu escaneio e restauro. Sem bem o trabalho que dá, ainda mais que sou perfeccionista com o resultado final do trabalho. Por isso não me canso de parabenizar a todos que dispõe de seu precioso tempo para produzir um scan. No entanto, sejamos mais flexíveis e menos vaidosos. Reconhecimento é bom, todos gostam, mas isso é secundário. Eu por exemplo, não faço nem questão que meu nome apareça em capas de scans, acho até dispensável isso e prefiro conservar a arte de capa limpa (até sugeri em uma postagem que os créditos fossem, ao menos, colocados em uma cópia da capa, conservando a arte original limpa). Qualquer coisa que vá além disso é um preciosismo dispensável, em minha opinião.

2º. Qualidade de alguns scans: alguns apontaram aqui scans com distorções de cores. Bom, sejamos realistas. De fato há esses scans. No entanto, nada que desmereça o scaneador e nada que o ofenda também, uma vez que todo trabalho pode ser melhorado e, creio eu, isso é um ideal do próprio scaneador/restaurador, antes de tudo. Sobre tais distorções de cores, pela experiência que tenho em Photoshop, isso tem característica do uso de funções automatizadas "em Lote", que agilizam muito a tarefa, mas não dão um resultado uniforme. Por isso cada página deve ser tratada e testada individualmente até que se chegue ao resultado almejado. Enfatizo aqui que não estou dizendo que seja esse o caso das restaurações apontadas nos comentários. Estou falando de uma forma geral.

3º. Uso do desfoque: sim, é necessário muitas vezes, dependendo do resultado do escaneamento e do estado da revista. Mas, depois de usar o desfoque (seja o desfoque inteligente do PS ou do Alien Skin Image Doctor), use em seguida o recurso Nitidez Inteligente do PS. Sempre faço isso e esse método reduz satisfatoriamente os excessos do primeiro processo.

Por fim, quero ressaltar meu respeito ao trabalho de todos vocês e, sobretudo, destacar o trabalho de meus conterrâneos Néia e João, cujos scans são tão bons que até dispensam restauração.

Um grande abraço a todos.

Daniel de Marins disse...

Chesco acompanho teu blog pela proposta que tu fez em publicar toda a série do Super-Homem pela Abril, como fizeste com A História do Oeste da Editora Record com a imensa ajuda do estimado César Santos, mas tenho encontrado pérolas por aqui, como o Popeye, que é uma grata surpresa, com a qual estou me deleitando.

Vamos que vamos disse...

E o autor do comentário que iniciou esta discussão toda lá no post do Popeye, simplesmente amarelou e apagou as suas "çábias" palavras.
E ainda tem a pachorra de escrever um novo pedindo um determinado scan que já está na rede em outro blog. Como se não tivesse feito nada de mais...
É cada um que só rindo mesmo.

Ubuntu266 disse...

consegui achar varios gibis da luluzinha e bolinhas ( meus favoritos) pela net, todos eles assinados por Néia e João rs. Obrigado a eles e a todos que contribuem para o mundo dos scans

falet disse...

Isso ai amigo,disse tudo!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lcfritz2013 disse...

Eu acho assim: se não fosse pelo esforço e o carinho de vocês, nunca que estariamos apreciando esses quadrinhos antigos que todos nós amamos... Gente, sei que muitos de vocês, às vezes nem tempo têm, e sacrificam o pouquinho de descanso para poder nos agraciar com scans de ótima qualidade... não liguem para que os invejosos falam, pois o que vocês fazem, é grandioso! Estão mantendo viva uma ótima tradição da nossa juventude... A leitura de quadrinhos... Muito obrigado por nos presentear com lembranças nostálgicas de nossa infância.. Um grande abraço e Parabéns pelo blog.

sandro Gaúcho disse...

Muito bacana o trabalho dd vcs, parabéns!. Pude rever HQS da minha infância aqui besse blog. Quando eu conseguir ativar meu antigo scaner vou contribuir com algumas velharias que ainda tenho guardado.