sábado, 16 de abril de 2016

Almanaque do Fantasma 2ª Série - n° 8 - RGE

Mais uma sensacional aventura do Fantasma,publicada pela RGE em julho/agosto de 1980,trazendo a primeira aparição da tribo de Lagooda,com a história "A Volta de Bababu".Boa leitura!!!

Scans by Carlos Miranda
Restauração by Almir

3 comentários:

Carlos disse...

Legal, já tinha uma na internete, mas está está bem melhor.
Muito obrigado!

Anônimo disse...

Não seja injusto com que faz alguma coisa pelos scans.. e voce faz o que ????
nao vejo muita diferencia nos scans - salvo as capas estas sim estao otimas... no mais seis por meia duzia.......

Alex disse...

Cada restaurador tem um técnica diferente, o que gera diferentes tipos de resultado final. Alguns carregam muito nos filtros, o que gera imagens muito artificiais, quase borradas, o que suprime a sensação de granulado que o papel jornal destas HQs possui. Outros observam um pouco mais as tonalidades ao aplicar níveis de branco e preto, mantendo as cores o mais próximas das originais, pois uma pequena perda é inevitável e sempre irá ocorrer.
Como fã do Fantasma, e leitor desde a década de 70, comparei as duas versões desta edição, e podemos observar que esta aqui está mais parecida com uma revista em papel. é Só comparar, lado, a lado, por exemplo, a página 3, onde Bababu apresenta a pele escura, enquanto a versão do guia RGE é quase cinza. E o fundo amarelo quase desaparece, pois o preto/branco foi mal aplicado. Ou então comparar a terceira capa, que na versão do GuiaEbal é totalmente ilegível, enquanto nesta aqui pode-se ler perfeitamente a propagando do telecurso 2º Grau.
Reitero que respeito o trabalho e o esforço de todos, aos quais parabenizo novamente. Entretanto, um pouco de atenção a estes e outros detalhes faz muita diferença para quem gosta de ler estas HQs. Afinal, mais do quantidade, uma boa qualidade será sempre valorizada.
Parabéns ao Gibis Clássicos por esta bela obra, está excelente. Certamente não é seis por meia dúzia, não é mais do mesmo.